Dança e Movimento levou coreografias e arte para mais de 2.500 espectadores em Ilhabela
Entre os dias 12 de setembro e 1º de outubro, Ilhabela recebeu a 20ª edição do Dança e Movimento, uma das maiores mostras de coreografias do Estado de São Paulo, no Espaço Cultural Pés no Chão, localizado no bairro da Barra Velha. Além do Espaço Cultural, algumas escolas do município também foram palco para os bailarinos expressarem sua arte e movimentos clássicos. A programação foi apoiada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura.
Foram 11 dias de espetáculos, 13 apresentações diferentes e mais de 2.500 espectadores durante todo o evento. O secretário de Cultura, Nuno Gallo, ressalta que o prefeito Márcio Tenório pediu que não fossem medidos esforços para contribuir com a mostra. “Este ano a mostra evidenciou, mais uma vez, porque é um evento tão sólido e com tantos anos de duração. O prefeito solicitou que nossa secretaria não medisse esforços para apoiar a programação e a equipe do Espaço Pés no Chão de uma forma geral”, destaca o secretário.
No último final de semana foram realizadas as últimas mostras. No sábado, 30, o Projeto Mov_oLA, dirigido pelo coreógrafo e videomaker Alex Soares, propôs uma releitura do clássico ‘Janela Indiscreta’ (1954), de Alfred Hitchcock e transportou a ideia do clássico para os dias atuais, questionando e convidando o público a usar seu celular durante a apresentação, por meio de um aplicativo especialmente criado para o projeto, o Mov_oLApp.
Já no domingo, dia 1º, Rosita Boisseau, jornalista e crítica francesa especialista em dança, descreveu com precisão e sensibilidade o trabalho de dois artistas: ‘Michael Bugdahn e Denise Namura’ e explorou com rigor e ternura suas emoções, encontrando nelas um gestual delicado, sempre enraizado na realidade. Um pouco teatral, marcado pelo humor, seu estilo se distinguiu das produções atuais por uma sede quase insólita de humanidade. As coreografias apresentadas foram Lumière Blanche e Histoires Courtes en Plusieurs Cris.
Além de programações artísticas, a Secretaria de Cultura tem promovido festivais de música, como o Ilharriba! Una Fiesta Latina, oficinas de capacitação e exibição de filmes para levar arte e conhecimento crítico aos moradores do arquipélago.
Comentários
Postar um comentário