Prefeitura de Ilhabela entrega peças orçamentárias à Câmara







O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, entregou hoje, 29, à Câmara Municipal as peças orçamentárias do Plano Plurianual (2018-2021), alteração da lei 1203/2017 – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018 e Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018. O projeto de lei entregue ao legislativo atende a Lei Orgânica do Município (LOM), que estipula prazo para protocolar o documento até 30 de setembro.



O prefeito fez a entrega do documento na Diretoria Administrativa, acompanhado da vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira, do secretário de Gestão Financeira, Tiago Corrêa, e dos vereadores Nanci Zanato (presidente da Câmara), Gabriel Rocha (líder do governo), Cleison Guarubela, Vando da Vila, Salete Magalhães, Mateus Pestana e Valdir Veríssimo.



Para elaborar as peças orçamentárias, a prefeitura realizou audiências públicas de norte a sul da cidade, com o objetivo de inserir as prioridades relacionadas pela população. Esse ano, pela primeira vez na história de Ilhabela, as comunidades tradicionais de Castelhanos e Bonete receberam reuniões de audiências públicas para discussão das peças orçamentárias.



No projeto de lei entregue à Câmara, a prefeitura estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2018 e o Plano Plurianual 2018-2021. A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a forma de planejamento utilizada pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro e deve estar de acordo com os objetivos e metas estabelecidos pelo Plano Plurianual (PPA), um documento elaborado no primeiro ano de cada mandato que traz as diretrizes, objetivos e metas para os quatro anos seguintes.



“As reuniões com a população para elaboração das peças orçamentárias foram muito produtivas e resultaram numa lista de sugestões que foram acatadas. Nosso objetivo é governar com a participação efetiva da comunidade. Foi isso que propomos no nosso plano de gestão. Agora caberá à Câmara apreciar todo material protocolado hoje”.



Também acompanharam a entrega das peças orçamentárias: Ronaldo Santana (Diretor de Gestão Contábil), Moacyr Ramos de Oliveira (Gestor da Divisão de Execução Orçamentária), Carolina Kodaira Gomes (Diretora Administrativa da Câmara), José Marcos Anchieta (Diretor de Finanças da Câmara) e Dagoberto dos Santos Lopes (Oficial Legislativo)

Comentários

Postagens mais visitadas