Ilhabela celebra Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Endemias



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, Núcleo de Educação e Saúde (NES), promoveu um evento em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente Comunitário de Endemias (ACE), na manhã de quarta-feira, 4, no auditório do Paço Municipal.



Cerca de 80 agentes participaram da comemoração, que contou com uma palestra sobre motivação ministrada pelo psicólogo Wladmir Liz Ferraz.



Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, os Agentes Comunitários têm um trabalho importante, que reflete em vidas sendo salvas. “Esta categoria é uma das precursoras de uma saúde pública com mais dignidade e eficiência. Um exemplo claro do trabalho do ACS e do ACE em todo território nacional é a diminuição dos indicadores de saúde, antes vergonhosos para o Brasil. Eles são profissionais de fundamental importância e devem ser respeitados por todos”, disse Gênova.



O Agente de Saúde auxilia no desenvolvimento do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região, favorecendo a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, pois está sempre próximo dos problemas que afetam a comunidade.



Para a enfermeira do NES, Marie Anne Pacheco Van Sebroeck, é fundamental mostrar aos agentes a importância deste trabalho. “A atuação dos nossos agentes comunitários de saúde é muito bonita e de extrema importância. Aproveitamos o dia de hoje para comemorar e mostrar que este trabalho tem muito valor”, declarou.



O principal objetivo da função é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas e da comunidade, acompanhando as famílias da região por meio de visita domiciliar. Porém, sua atuação não é restrita ao domicílio, já que também acontece em diversos espaços comunitários.



Para o prefeito Márcio Tenório, a valorização dos funcionários reflete no atendimento à população. “Valorizar os prestadores de serviço, como os agentes comunitários, é pensar também na população, que é atendida por eles. Esses agentes sabem da importância do trabalho deles para o bem estar da cidade, e nesta data especial é bom que tenham em mente que nós também sabemos o quanto eles são importantes na questão da saúde do nosso município”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas