Paço Municipal recebe Fórum de Segurança Alimentar







A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou durante todo o dia de ontem, 23, o Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no auditório do Paço Municipal, no Perequê.



Com o intuito de despertar a mudança de hábitos alimentares na população, diversos temas foram abordados, entre eles o acesso aos alimentos; a valorização da agricultura familiar; a geração de emprego e redistribuição de renda; a conscientização da biodiversidade; a promoção da saúde e da nutrição; a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos; práticas alimentares e estilos de vida saudáveis; respeito a diversidade étnica, racial e cultural e muitos outros temas.



Segundo Évellin Keith da Collina, funcionária do Departamento de Políticas Públicas e Inclusão Social da pasta responsável pelo Fórum, o evento foi criado para ser um espaço democrático de mobilização social livre para debates e formação. “No momento, planejamos ações para promover a mobilização social”, explicou.



Já uma das palestrantes, a estagiária de Serviço Social do Departamento de Proteção Social Especial (PSE), Alana Pinheiro, ressaltou que a alimentação saudável é um direito previsto em Constituição. “A Lei orgânica nº 11.346 de 2006 diz que a alimentação adequada é um direito fundamental ao ser humano inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável a realização dos direitos consagrados da constituição federal”, ressaltou Alana, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.



Ainda sobre a segurança alimentar, cabe ressaltar que cada país tem o direito de definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação para toda população (soberania alimentar), respeitando as múltiplas características culturais dos povos. Além disso, o assunto propõe ainda a produção de conhecimento e o acesso à informação e participação social.



A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini, afirmou que o evento “é de importância significativa por resgatar os conceitos de uma boa alimentação e o contato com conselhos e órgãos que dispõem sobre a temática”.



Concluindo as explanações sobre a segurança alimentar, o prefeito Márcio Tenório disse que “em parceria com outras secretarias da municipalidade, a segurança alimentar fará parte da vida dos moradores. Vamos valorizar a agricultura familiar e a comercialização de produtos saudáveis”, finalizou.



Também participaram do evento funcionários das Secretarias de Educação e Saúde do município, entidades atuantes do conteúdo discutido e sociedade civil organizada.

Comentários

Postagens mais visitadas