Prefeitura de Ilhabela irá acelerar investimentos visando melhorar o abastecimento de água
O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, durante reunião com sete vereadores e três secretários municipais, anunciou nessa segunda-feira, 23, que acelerará os procedimentos necessários para a realização de investimentos que ampliarão a capacidade de captação, produção e reservação de água no município. A decisão do prefeito tem o objetivo de ter maior segurança operacional para o abastecimento dos bairros.
A prefeitura pretende reduzir o prazo para executar obras essenciais, enquanto o novo contrato com a Sabesp não é assinado. A prefeitura procederá licitações das obras e disponibilizará recursos. A empresa se comprometeu a atualizar os projetos executivos (que mostra o que deve ser feito, como fazer e quanto custará), que permitirão à prefeitura antecipar os investimentos em captação, produção e reservação de água. A empresa também oferecerá fiscalização técnica e supervisão da qualidade dos materiais técnicos, hidráulicos e civis utilizados nas obras.
O prefeito informou que serão realizadas seis obras para a melhoria do sistema operacional do município. Haverá alteração no ponto da captação da Cachoeira do Cego, no bairro Costa Bela, que será elevado um pouco mais acima do atual, liberando o existente para uso como área de lazer da população. Haverá construção de uma nova captação na Cachoeira do Paquetá, na Cocaia, que permitirá a ampliação da produção de água pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Água Branca. Ainda será ampliado o módulo de produção de água da ETA Água Branca, para garantir que o sistema não seja interrompido em período de chuva.
O reservatório do Green Park terá sua capacidade (de 50 mil) elevada para um milhão de litros de água, medida que dará maior segurança operacional para o abastecimento dos bairros Green Park, Reino e Engenho Novo. Mais dois investimentos estão previstos, a construção de uma ETA de dessalinização com o objetivo de ampliar a produção de água por ocasião de estiagem e pico. Essa estação será feita na Barra Velha, próxima ao Rio Água Branca, que recebe água do mar. A sexta iniciativa é a ampliação do reservatório da ETA do Pombo, no Bexiga, para dois milhões de litros, que permitirá, se necessário, água para abastecer a Barra Velha, o que disponibilizará mais água aos demais bairros.
O prazo estimado para o início das obras é o primeiro semestre de 2018. Para esse final de ano, a prefeitura tomará algumas medidas, como interromper temporariamente o fornecimento de água em duchas na orla. Também conseguiu compromisso da concessionária, que ampliará a divulgação do seu plano de mídia voltado à conscientização em relação ao consumo.
O prefeito Márcio Tenório tem participado da mobilização dos últimos dias, quando foi criada a Agência Reguladora de Saneamento do Litoral Norte, durante reunião do CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas), e manteve reunião em que cobrou melhoria do atendimento da Sabesp à região, feita diretamente ao presidente, Jerson Kelman, na sede da Sabesp, em São Paulo. Kelman se comprometeu a reduzir de 30 anos para 6 anos o plano de investimento da empresa em Ilhabela. “Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que a Sabesp cumpra o que cabe à empresa”, disse o prefeito.
O prefeito agradeceu a participação dos vereadores e secretários presentes à reunião realizada na prefeitura nessa segunda-feira, 23, com o gerente da Sabesp, José de Oliveira Paulo. Participaram: Nanci Zanato, Gabriel Rocha, Marquinhos Guti, Vando da Vila, Salete Magalhães, Anísio Oliveira e Valdir Veríssimo e os secretários Mauro Oliveira (Meio Ambiente), Luiz Paladino (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras) e Osvaldo Julião (Administração).
Comentários
Postar um comentário