Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada em Ilhabela






Crianças e adolescentes da rede de ensino participarão do encontro; em outro momento, no segundo semestre deste ano, a sociedade civil organizada também poderá participar



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ilhabela (gestão 2017-2019), realiza amanhã (26) e sexta-feira (27), a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá a partir das 8h, nos dois dias, no Espaço Cultural Pés no Chão, na Barra Velha.

A Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente atende às diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com foco na qualificação de políticas em benefício da infância e adolescência. Sua realização se dará por meio da parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a Prefeitura de Ilhabela, representada pelas Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e Educação, bem como pelas organizações da sociedade civil que integram o conselho.

“Temos o grande prazer de comemorar as conquistas do CMDCA, caracterizadas, principalmente, pelo grande envolvimento e comprometimento da sociedade civil organizada em garantir e defender os direitos de crianças e adolescentes”, destacou Letícia Souto Maior, presidente do Conselho.

Este primeiro encontro será específico e exclusivo para crianças e adolescentes do município. Na quinta-feira, estudantes da fase II da Educação Infantil e Ensino Fundamental I participarão do evento, e na sexta-feira, alunos do Ensino Fundamental II e Médio estarão na conferência.

Seu principal objetivo é mobilizar e ouvir crianças e adolescentes de forma lúdica para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral à crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.

Serão cinco os principais eixos: garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes, participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes e espaços de gestão e controle social das políticas públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

“Temos avançado na área e cada passo dado é de extrema importância para o arquipélago. O encontro dos próximos dois dias dará voz às crianças e adolescentes para que retratem sua realidade e participem ativamente da elaboração de políticas públicas que os defendam e protejam”, frisou o prefeito Márcio Tenório.

As propostas formuladas pelas crianças e adolescentes serão levadas à Conferência Municipal a ser realizada no segundo semestre, com a participação de toda a população.



Serviço: O Espaço Cultural Pés no Chão está localizado na rua Macapá, 72, no bairro da Barra Velha.

Comentários

Postagens mais visitadas