Ilhabela realiza ações em trilhas para manutenção, preservação e incentivo ao ecoturismo local






Para fomentar o ecoturismo, evitar atividades irregulares e afirmar o reposicionamento turístico “Ilhabela Vida Natural”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, tem realizado diversas ações para manutenção das trilhas ecológicas e melhorias nas infraestruturas das mesmas.

Nesta semana foram iniciadas instalações de guaritas nas principais trilhas da cidade com a finalidade de monitorar e evitar depredação e ocupações irregulares, além de auxiliar turistas e moradores que visitam os locais. As estruturas contarão com área para monitores turísticos, banheiros acessíveis, ducha e lava pés. Elas estarão nos acessos ao Baepi e às cachoeiras dos Três Tombos, Gato, Friagem e Veloso.

Além disso, nas trilhas do Baepi, Água Branca, Friagem, Três Tombos, Bonete, Cachoeira do Gato, praias Mansa e Vermelha, houve adequação dos corrimãos e traçados, podas e criação de trilhas suspensas que facilitam o acesso.

Outro serviço realizado foi a reforma da torre de observação de aves, na trilha da Água Branca, que contou com reestruturação da escadaria, corrimão, deck e guarda-corpo do topo do local. Assim como a construção do Mirante do Coração e manutenção da trilha, na Cachoeira do Gato.

Para o prefeito Márcio Tenório, as obras promovem segurança e sustentabilidade, além de proteger as belezas naturais do arquipélago. “As guaritas garantirão um melhor atendimento aos turistas e proporcionarão segurança. Não somente isso, também serão muito importantes para o controle destas áreas, inibindo ocupações e atividades irregulares”, frisou Tenório.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, destacou a importância das iniciativas para um turismo de qualidade que visa o desenvolvimento do ecoturismo. “Temos estruturado o Destino Ilhabela para atingirmos a meta de sermos o melhor destino de natureza do Brasil. As infraestruturas nas trilhas permitirão transformá-las em um produto de qualidade, gerando emprego para os monitores e também segurança e conforto ao colaborador e ao turista”, observou Fazzini.

Todas as ações foram executadas com objetivo de garantir segurança aos visitantes, incentivar o ecoturismo local e preservar a biodiversidade de Ilhabela.

Comentários

Postagens mais visitadas