Novo encontro do CAPS AD é realizado na Comunidade de Castelhanos





Já foram realizados seis encontros em diversas Comunidades Tradicionais Caiçaras



A Prefeitura de Ilhabela, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira (24), um novo encontro do Projeto de Prevenção de Uso Abusivo e Dependência de Álcool e Drogas. Dessa vez, a Comunidade Tradicional de Castelhanos, na localidade do Canto do Ribeirão, foi palco para a sexta reunião do projeto com os moradores.

Alunos da unidade escolar da comunidade e professores participaram de uma roda de conversa com o objetivo de conscientizar e prevenir o uso abusivo e dependência de álcool e substâncias psicoativas.

A atuação do projeto é uma atividade inédita nas Comunidades Tradicionais ilhéus com atendimento específico para cada comunidade e suas particularidades. Os estudantes foram orientados sobre as dependências que o uso de álcool e drogas podem causar, e receberam informações lúdicas sobre relações familiares e sociais da própria comunidade.

“Obtivemos um resultado surpreendente com as crianças. O trabalho foi iniciado com uma conversa sobre saúde, como o que faz bem e mal à ela. Depois conversamos sobre as drogas de uma forma lúdica e adaptada para a idade deles. Ficamos satisfeitas com os resultados obtidos”, comentou a terapeuta ocupacional, Cíntia Regina dos Santos, que foi à Castelhanos acompanhada da enfermeira Graça Boechat.

Ilha de Búzios, Praia Mansa, Bonete, Serraria e Castelhanos (Canto da Lagoa), também já receberam a visita das profissionais para a elaboração do diagnóstico.

“Temos um cuidado especial com as Comunidades Tradicionais, a fim de que o serviço desenvolvido em nossa cidade seja decentralizado e levado às regiões mais afastadas”, comentou o prefeito Márcio Tenório.

O trabalho teve início em 2017, quando o CAPS AD, composto por uma equipe multidisciplinar, em conjunto com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF), visitou as Comunidades Tradicionais e identificou a necessidade da intervenção. Ações serão traçadas para resolver as problemáticas identificadas na fase de diagnóstico do projeto.

A ação, realizada pela Prefeitura conta ainda com a parceria das Secretarias de Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social e Defesa Civil.

Comentários

Postagens mais visitadas