Projeto do CAPS AD chega à Comunidade de Castelhanos



Fotos: Divulgação / PMI




Um novo encontro do projeto de Prevenção de Uso Abusivo e Dependência de Álcool e Drogas foi promovido nesta terça-feira (10). Dessa vez, a Comunidade Tradicional Caiçara de Castelhanos, na localidade do Canto da Lagoa, foi palco para a quinta ação do projeto, uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD da Secretaria de Saúde.

Cerca de 20 alunos da unidade escolar da comunidade participaram de uma roda de conversa com o objetivo de conscientizar e prevenir o uso abusivo e dependência de álcool e substâncias psicoativas.

A atuação do projeto é uma atividade inédita nas Comunidades Tradicionais ilhéus com atendimento específico para cada comunidade e suas particularidades. Os estudantes foram orientados sobre as dependências que o uso de álcool e drogas podem causar, e receberam informações lúdicas sobre relações familiares e sociais da própria comunidade.

“Em breve encerraremos o processo de diagnóstico e teremos a elaboração do plano de intervenção, personalizado com as particularidades identificadas de cada comunidade”, é o que explica a psicóloga do CAPS AD, Renata Bernis, que foi à Castelhanos acompanhada da terapeuta ocupacional Cíntia Regina dos Santos e da enfermeira Graça Boechat.

“Temos um cuidado especial com as comunidades tradicionais, a fim de que o serviço desenvolvido em nossa cidade seja decentralizado e levado às regiões mais afastadas”, finaliza o prefeito, Márcio Tenório.

Ilha de Búzios, Praia Mansa, Bonete e Serraria também já receberam a visita das profissionais para a elaboração do diagnóstico.

A ação, realizada pela Prefeitura, conta ainda com a parceria das Secretarias de Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social e Defesa Civil.



O início

O trabalho teve início em 2017, quando o CAPS AD, composto por uma equipe multidisciplinar, em conjunto com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF), visitou as Comunidades Tradicionais e identificou a necessidade da intervenção. Em breve, novas comunidades serão atendidas de acordo com a demanda registrada pelo órgão responsável.

Comentários

Postagens mais visitadas