Ação da Semana do Meio Ambiente de Ilhabela realizou identificação e coleta de resíduos no Poço da Jaqueira



Fotos: Divulgação / PMI

Legenda: Ação aconteceu dentro da programa da Semana do Meio Ambiente de Ilhabela, promovida de 5 a 10 de junho




A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou durante a Semana do Meio Ambiente, o trabalho de identificação das origens dos resíduos sólidos presentes no Poço da Jaqueira, no bairro da Água Branca. Na ação, os resíduos de baixo peso foram recolhidos e foi solicitada a retirada de podas e entulhos depositados irregularmente.

Os participantes da ação, que durou cerca de três horas, recolheram uma grande quantidade de lixo; entre os itens encontrados destacam-se embalagens plásticas, bitucas e cigarros, roupas, lixo doméstico, madeiras usadas, deposição de entulho, eletrodomésticos e isopores. Segundo a pasta responsável, os resíduos são descartados por pessoas que passam pelo local, visitantes da cachoeira proveniente do poço e habitantes das redondezas.

“O lugar é uma linda atração para quem busca refúgio na natureza, mas com lixo o local não fica aconchegante e não preserva o ambiente. Esses fatores geram um problema de desequilíbrio ecológico e podem resultar em situações prejudiciais à saúde pública, gerando prejuízos sociais e econômicos”, alertou a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães.

O prefeito Márcio Tenório ressalta que o objetivo da atividade foi embasar as ações de educação ambiental que visam melhorias na qualidade de vida e saúde de toda a população. “O lixo acumulado favorece a proliferação de vetores de alguns doenças, contamina o solo e a água que as pessoas consomem e utilizam para outros fins. Os animais também sofrem as consequências porque acabam ingerindo parte dos resíduos e podem ter complicações que levam à morte. Precisamos que todos se conscientizem e entendam que nossa cidade é ligada ao meio ambiente e faz parte de uma das maiores reservas de Mata Atlântica, sendo necessária toda preservação e cuidado”, disse.

A Administração solicita que a população tenha consciência do papel do meio ambiente, um bem comum que deve ser preservado. “Pequenas atitudes como descartar adequadamente o lixo, não poluir os córregos e as trilhas fazem a diferença na vida de todos”, finalizou Tenório.

A Semana do Meio Ambiente de Ilhabela também promoveu caminhada, exposições, bate-papo, doações e plantio de mudas, orientações sobre o tema e a Feira de Oportunidades Ambientais. As Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social, Educação e Saúde, e o Centro de Triagem também colaboraram com a realização do evento.



Serviço: Para acessar a lista atualizada de coleta de lixo, acesse: https://goo.gl/HaPBCb Dúvidas sobre o descarte de resíduos podem ser sanadas na Secretaria de Meio Ambiente, telefone (12) 3896-9200.

Comentários

Postagens mais visitadas