Prefeitura de Ilhabela alerta gestantes e crianças a tomarem vacina contra Influenza



Foto: Divulgação/PMI

Legenda: Apenas 33,51% das crianças e 63,61% das gestantes do arquipélago foram vacinadas





As gripes causadas pelos vírus Influenza A (H1N1) têm consequências severas à saúde, podendo até mesmo levar à morte



Uma simples gripe pode se agravar e levar o indivíduo a óbito, por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, faz alerta aos grupos de risco da doença, principalmente às gestantes e aos responsáveis por crianças de seis meses a menores de cinco anos, que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza (gripe). Vale lembrar que a campanha encerra nesta sexta-feira (15), em todo o Estado.



O município ainda não atingiu a meta vacinal da campanha, 90%, e é a cidade com a cobertura mais baixa do Litoral Norte. “Pedimos para que os responsáveis por crianças e as futuras mamães procurem com urgência a unidade de saúde, mais próxima de sua residência para receberem a vacina, disponível em todas as nossas UBS’s”, declarou o prefeito Márcio Tenório.



Ilhabela registrou 67,81% de cobertura total dos grupos, ou seja, 3.935 aplicadas. A meta é vacinar 90% de cada grupo, mas até o momento apenas os profissionais da saúde (103,02%) e puérperas (96,61%) tiveram adesão satisfatória. Nem metade das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade foram vacinadas (33,51%); entre as gestantes temos o percentual de 63,61%; professores 60,66%; e idosos 88,33%. “Estamos pedindo o apoio da Secretaria de Educação, já que a maioria das crianças da faixa etária de risco frequentam as escolas da rede. As equipes de Saúde estão sendo orientadas a criarem suas próprias estratégias, a fim de atingir a cobertura”, disse a coordenadora do Programa de Imunização, Simone Fortes.



A vacina contra a Influenza é o método mais seguro e eficaz, contra o vírus H1N1, que já causou a morte de muitas pessoas, inclusive na nossa região. “O quadro de nossa cidade é crítico. Apenas 33,51% das crianças e 63,61% das gestantes do arquipélago foram vacinadas; a meta é de que pelo menos 90% de cada grupo seja imunizado. Estamos há três dias para o fim da campanha e pedimos ajuda da população para mobilizar as pessoas dos grupos de risco para que procurem o posto de saúde de seu bairro, para receber a vacina”, apelou o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.



O site do Ministério da Saúde divulgou uma nota, na qual o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto, fala diretamente as gestantes. “Futura mamãe, a cobertura vacinal contra gripe está muito baixa. Nesse grupo prioritário existe a necessidade de que você procure uma unidade básica de saúde para se vacinar e proteger o seu filho que está para nascer. É muito importante que ele nasça e cresça com muita saúde. Procure um Centro de Saúde ou uma UBS para que se vacine e receba toda assistência dos profissionais ali existentes”.



Há alguns mitos em torno da vacina, procure um profissional capacitado em uma das UBS’s para esclarecer todas as suas dúvidas, ou acesse o site do Ministério da Saúdehttp://portalms.saude.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas