5º Festival Música na Escola acontece neste sábado em Ilhabela



Foto: Arte/PMI

Legenda: Foram mais de 250 músicas inscritas, destas, 20 chegaram para a grande final



Acompanhe as letras, vídeos e fotos do evento pelo aplicativo

A música está em todo lugar! E no sábado (24), a partir das 9h, estará concentrada no Centro Cultural Baía de Vermelhos, que recebe a 5ª edição do Festival Música na Escola de Ilhabela.

O festival cresce todos os anos e está consolidado no calendário da Secretaria de Educação. “A educação é muito importante para a nossa Administração e ver esse trabalho, todo esse empenho, é algo gratificante. Investir em educação e apoiar esses eventos é garantir um futuro melhor para as nossas crianças”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

Os objetivos do projeto são muitos. “O Festival Música na Escola, proporciona espaço para que crianças, adolescentes e jovens expressem seus sentimentos por meio da melodia, mostrem o seu trabalho e conheçam o de seus colegas; desenvolvam a criatividade, a sensibilidade e a integração escola-família e comunidade. O trabalho utiliza a música como elemento pacificador; amplia o universo cultural, social e artístico de nossas crianças, abrindo espaço para o florescimento de novos talentos; desperta o protagonismo juvenil, o sentimento de pertencimento, o desafio e a integração com as demais linguagens e o respeito às diferenças”, salientou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

O evento é realizado no palco do Centro Cultural Baía de Vermelhos, no extremo Sul da ilha. “As apresentações neste local dão um incentivo especial aos nossos alunos, já que ele também é palco do Festival Vermelhos, com base na qualidade artística e na diversidade da expressão artística. O festival apresenta uma série de espetáculos que compreende obras eruditas e as formas mais populares da música e dança”, salienta Lopes.

Ao todo foram mais de 250 músicas inscritas, destas, 20 chegaram à grande final. “Ser jurado nas semi-finais é complicado, pois são muitas letras que se destacam, a harmonia e todo o conjunto que compõem a música; é muito triste ter que escolher apenas um finalista”, destacou a coordenadora pedagógica de artes e responsável pelo evento, Andrea Battesini.

O tema é livre e os gêneros, diversificados, como rap, romântico, pop, rock, gospel e muito mais. “Não é só a disciplina de artes, a Língua Portuguesa e outras matérias também têm participações importantes e fundamentais. Escrever uma letra, além de inspiração, necessita de coerência e interpretação de texto”, destacou Yeda.

Para este ano, a equipe da pasta criou um aplicativo para facilitar o acesso dos alunos, dos pais e da população ao trabalho das crianças. “Com o aplicativo, que pode ser baixado via QR Code, é possível acompanhar as letras das músicas. E em breve vamos disponibilizar as canções, as apresentações e muito mais”, contou a secretária.

O aplicativo, segundo informou, também fortalece as ações ambientais que a equipe pedagógica desenvolve nas unidades. “Com ele fortalecemos a nossa educação ambiental (sem o uso do papel, por exemplo). Economizamos com impressões, que muitas vezes vão parar nas ruas e sujando a nossa cidade. Além disso, nossos alunos são bem conectados; a grande maioria tem acesso aos smartphones. A ideia também é dar acesso e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido com tanto carinho por todos os envolvidos”, disse Yeda Lopes.

Serviço: O app também pode ser baixado pelo link no navegador do smartphone: https://app.vc/5_festival_musica_na_escola_de_ilhabela?feature=storefront

Comentários

Postagens mais visitadas