Conselho Estudantil de escola de Ilhabela visita sede da Secretaria Municipal de Educação



Fotos: PMI

Legenda: Os conselheiros mirins foram recebidos também pelos funcionários do setor de alimentação escolar e pela secretária de Educação, Yeda Lopes.



O motivo da visita foi a alimentação escolar

O Conselho Estudantil da E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira visitou recentemente a sede da Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela, com o objetivo de conhecer todo o processo da alimentação escolar.

Os estudantes receberam o convite do diretor do ensino integral, João Paulo de Souza, após uma reunião ordinária do Conselho, onde surgiram dúvidas e sugestões sobre as refeições. “Costumamos receber todos os alunos, de todas as faixas etárias. Somos uma equipe que atende a todos vocês, e quando não sabemos a informação vamos buscá-las. Por isso aproveitem e tirem todas as suas dúvidas”, disse o diretor aos presentes.

Os conselheiros mirins foram recebidos também pelos funcionários do setor de alimentação escolar e pela secretária de Educação, Yeda Lopes. “O retorno mais verdadeiro vem dos alunos, afinal é por eles que estamos aqui. Quando os escutamos sabemos o que vai bem e o que não vai”, declarou a secretária. “A nutricionista faz o cardápio a ser servido para vocês lá na escola. O pão é feito aqui na nossa padaria, assim como toda a logística dos alimentos, a armazenagem na câmara fria e no estoque. Sejam sempre bem-vindos, estaremos sempre abertos para a visita de vocês”, acrescentou.

O grupo, com muitas perguntas, entre elas, “por que não tem mais almôndegas? por que não tem mais macarrão com salsicha? por que não tem suco no almoço? por que não têm pão todos os dias?”, recebeu as devidas respostas, e como sugestão, a importância de ter mais variedade de lanches e frutas no cardápio.

Recentemente, a secretária Yeda Lopes recebeu um pedido especial de um aluno da rede, prontamente atendido. “Esse estudante disse que gostava muito de macarronada, e que a da escola era muito gostosa, mas que faltava algo: o queijo ralado. Ficamos muito felizes em poder atender esse pedido tão simples, mas que para ele e para outras crianças fazem uma enorme diferença na hora de saborear a sua refeição”, mencionou.

A professora Débora Bergamini, que acompanhava os estudantes, explicou à secretária que o Conselho Estudantil visa democratizar a gestão escolar. “Todo mundo tem o direito de falar e ser ouvido desenvolve o projeto ‘Infância e Democracia’, elaborado na disciplina de Arte e Cultura, mas com envolvimento e participação de diversos outros educadores, além da direção escolar. Trabalhamos muito para sensibilizar os alunos, organizar as turmas, discutir as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente até a formação do conselho ser efetivada”.

A turma também foi acompanhada pelo coordenador da unidade, Marco Artagno de Azevedo. “O Conselho não tem fins lucrativos, e representa o interesse dos alunos, visando a democratização na gestão escolar”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas