Ilhabela recebe “Memorial da Inclusão Retrátil: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência”



Arte: PMI



Ilhabela contará com a exposição “Memorial da Inclusão Retrátil: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência”, no Centro Cultural da Vila, entre os dias 23 e 29 de dezembro, das 9h às 18h.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura do arquipélago, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo que promoverá, de 1º a 6 de dezembro, um evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), com a inserção desta mostra, prevista para ocorrer das 19h às 22h.

O Memorial da Inclusão é um programa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que desenvolve, através de exposição permanente, uma narrativa histórica sobre o movimento social da pessoa com deficiência, com ênfase nos acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo no final da década de 1970 e durante as décadas de 1980/90.

O objetivo primordial é a conscientização da sociedade sobre os direitos desta parcela da população e o seu empoderamento. O Memorial desenvolve estudos, debates, pesquisas, simpósios, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a valorização do protagonismo das pessoas com deficiência e o respeito aos seus direitos.

Com duas versões itinerantes (retrátil e 30m²), percorre os municípios do interior do Estado de São Paulo, a fim de informar à população sobre a história e os direitos das pessoas com deficiência.

Composta por 12 painéis retráteis autoportantes, impressão unilateral, a oportunidade é uma síntese da exposição permanente situada na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que reúne aproximadamente 700 documentos selecionados para compor uma leitura do movimento social da pessoa com deficiência, sua luta e conquistas.

A ideia original de contar a história do movimento social da pessoa com deficiência foi ampliada para Memorial da Inclusão, por considerar que as reivindicações e conquistas deste segmento são benefícios para toda a sociedade.

Serviço: O Centro Cultural da Vila fica na avenida Pedro de Paula Moraes, 139, no Centro Histórico (Vila).

Comentários

Postagens mais visitadas