Câmara aprova prioridade no atendimento aos pacientes com câncer






II


















O Projeto de Lei 50/2019, de autoria do Vereador Anísio Oliveira foi aprovado na última sessão (27/8). A proposta visa priorizar e disciplinar o atendimento para pacientes com câncer. Dentre as atribuições, o PL impõe ao sistema de saúde, em acordo com a Política Nacional de Humanização, o uso de pulseiras vermelhas do protocolo de Manchester.



O Vereador Gabriel Rocha (SD) afirmou que esse projeto é muito bem-vindo e acompanha a mudança a ser iniciada no Hospital com a aplicação do Protocolo de atendimento."Sabemos a dificuldade que a família passa, esse é um projeto com o coração. O PL pensa no próximo e pensa em quem está sofrendo no momento", afirmou.



O autor do Projeto relembrou da obrigação do Estado sobre o tratamento de pacientes, mas que o município pode e deve auxiliar no que for possível para ajudá-los, permitindo que o atendimento preferencial seja oferecido pelo Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades, Serviço Odontológico e Farmácia Popular.



No caso específico do paciente com câncer, o Vereador acredita que dentro do prazo de 72 horas, até mesmo uma emergencial para a compra do medicamentos é possível. "Hoje, temos praticamente todas as especialidades, então não precisa ficar esperando o AME ou em São José. Um dia custa muito para quem tem câncer", concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas