Prefeitura de Ilhabela realizou a primeira oficina de Balneabilidade do município











Fotos: Ayesca Barros





A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (27), a primeira oficina municipal de Balneabilidade de Ilhabela, que ocorreu no Auditório do Paço Municipal.



A oficina teve o objetivo esclarecer a população do município sobre os critérios de classificação das praias, apresentando como é realizado o monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), bem como as ações de melhoria na infraestrutura de saneamento previstas pelo município para os próximos anos.



O cronograma do evento contou com palestras da Cetesb e Sabesp, que esclareceram dúvidas e responderam aos questionamentos dos presentes sobre as ações dos órgãos.



A Cetesb explicou sobre os critérios de monitoramento das praias e balneabilidade, sobre as técnicas das análises feitas no emissário do Itaquanduba que junto a Sabesp é monitorado constantemente. As chuvas, drenagem, invasões, lançamentos de esgoto clandestino foram pontuados a fim de elucidar como afetam diretamente a balneabilidade das praias de Ilhabela.



A reunião foi aberta ao público em geral e contou com a presença das autoridades municipais, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH_LN), Superintendência das Unidades Sabesp de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.



A reunião contou com a palestra da Dra. Claudia Zamparelli, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, mestranda em Ecologia, doutorada em Saúde Pública e Ambiental, extensão universitária em Capacitação Gerencial e Programa de Desenvolvimento de Habilidades e Competências Gerenciais. Com mais de 22 anos de experiência em gestão ambiental de qualidade das águas, ecologia costeira e estuarina, avaliação de impacto ambiental, monitoramento ambiental e emissários submarinos.



O evento contou também com presenças importantes, como: Dr. Tadeu Badaró, Promotor do Ministério Público, Rui Cesar Bueno, Gerente do Departamento de Gestão Operacional da Sabesp, Dra. Claudia Lamparelli, Gerente do Setor de Águas Litorâneas da CETESB, Bióloga Karla Cristiane, responsável pelas análises de Balneabilidade da CETESB, Erica de Siqueira, Gerente Agência de São Sebastião CETESB, Professor Antonio Eduardo Giansanti, Mackenzie, Professor Silvio Sant’anna, Mackenzie e Maria Salete Magalhães Alves Vieira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



Com a proximidade da audiência pública para a aprovação do plano de saneamento, também foram abordadas as ações futuras do município com relação a estações de tratamento, redes coletoras de esgotos e drenagem urbana. Ainda sobre as estações de tratamento, os representantes do Mackenzie falaram sobre as adequações pertinentes aos projetos, e que deverão se adequar as ressalvas feitas pela Cetesb e pelo próprio Plano de Saneamento.

Comentários

Postagens mais visitadas