Prefeitura orienta turistas e veranistas




Prefeitura de Ilhabela orienta turistas e veranistas para garantir temporada tranquila
Ilhabela recebe visitantes durante todo o ano, porém durante a alta temporada os turistas devem estar atentos a alguns aspectos como a velocidade máxima permitida, o lixo, a zona verde-azul, a ciclovia, entre outros.
Cada um fazendo sua parte pode garantir férias tranquilas em um dos mais belos arquipélagos do Brasil.
Durante este período, os resíduos coletados pelos caminhões de lixo quase que quadriplicam. Desta maneira, a Prefeitura de Ilhabela orienta os turistas e veranistas durante sua estadia para separarem o lixo orgânico do reciclável e não depositarem entulhos ou material de construção nas calçadas.
Os visitantes também não podem acampar, fazer piquenique e nem levar animais às praias. O limite de mesas e cadeiras nas praias também deve ser respeitado.
A Fiscalização Municipal realiza operações por toda a cidade e destaca que os ambulantes têm de ser cadastrados e identificados.
Os limites de som permitidos por lei, inclusive nos automóveis, devem ser respeitados. Os condutores também devem lembrar que a velocidade máxima permitida no município de 40 km por hora e que, no centro histórico de (Vila), o comércio local vende bilhetes para a Zona Verde Azul.

Zona Verde-Azul

O sistema de estacionamento rotativo Zona Verde-Azul atualmente vem sendo cobrado todos os dias da semana, sempre das 14h à meia-noite, nas principais ruas da Vila, centro histórico de Ilhabela. Neste período, o motorista que quiser estacionar o seu veículo tem de pagar o valor de R$ 2, por 1h. O período máximo de estacionamento contínuo para uma mesma vaga é de 3h. A fiscalização é feita pelos agentes de trânsito do município.

O bilhete pode ser obtido nos principais estabelecimentos comerciais da Vila e também na Secretaria da Cultura.

É franqueado o estacionamento pelo prazo máximo de 10 minutos e são desobrigados do pagamento do bilhete os veículos oficiais da União, Estados, Distrito Federal e municípios, incluindo autarquias e fundações públicas. Também estão isentos os veículos de empresas concessionárias de serviço público, quando em efetiva prestação de serviço; veículos de emergência; e as motos, desde que estacionadas nos locais destinados.

Ciclovia
Cabe ao pedestre apenas não circular pela ciclovia e atravessar nas faixas. Já ao ciclista, cabe usar de fato as ciclovias, estar sempre à direita e jamais pedalar pelas ruas na contramão. Os ciclistas também devem estar atentos com automóveis saindo ou entrando em garagens, veículos dando marcha ré, pessoas distraídas cruzando a rua e motoristas desatentos abrindo a porta de seu veículo.



Comentários

Postagens mais visitadas