Marco Gênova participa de encontro estadual de combate à dengue, ckikungunya e febre amarela em São Paulo



Ilhabela está entre os poucos municípios que tem Plano Específico de Prevenção em atividade


O secretário de saúde Marco Antônio Gênova, de Ilhabela, participou nesta segunda-feira (30/1), do encontro promovido pela Secretaria de Estado para ações de combate às arboviroses (dengue, ckikungunya e febre amarela), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Além do secretário, também estiveram presentes representantes das divisões de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e da Coordenação do PIACD de Ilhabela.

O objetivo do evento foi de reforçar e aprimorar estratégias de combate a estas doenças nos municípios. Na ocasião, foram apresentados aos prefeitos e secretários municipais de saúde, dados e orientações sobre a situação nas cidades e debatidos metodologias de combate ao Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor das doenças. Também foram
anunciadas medidas de higienização e imunização adotadas em relação à febre amarela.

Para o secretário e médico Marco Antônio Gênova, o evento contribuiu para criar relacionamentos com outros secretários, obter conhecimento de boas práticas de combate às doenças, além de intensificar as solicitações de apoio ao Governo do Estado. “Ilhabela é um dos poucos municípios do Estado de São Paulo que já tem elaborado para 2017 um plano específico, e estamos avançados no combate e controle às arboviroses urbanas. Mas o trabalho não pode parar”, explicou Gênova.

O secretário estadual da saúde, David Uip, disse que “a participação de todos os gestores municipais é fundamental, uma vez que foram apresentados dados e orientações sobre o panorama atual das arboviroses no Estado”, declarou Uip.

Plano de Prevenção.

Para este ano, o município de Ilhabela já tem elaborado o Plano Municipal de Vigilância, Controle e Combate às Arboviroses Urbanas, que traz medidas preventivas bastante importantes. “O importante é que cidades que estão com o plano em prática poderão ser beneficiadas com o envio de recursos financeiros destinados ao combate destas doenças”, comentou Gênova, que representou o prefeito Márcio Tenório no encontro.

A Secretaria de Saúde está realizando um amplo trabalho preventivo e de busca ativa do mosquito Aedes aegypti nos bairros. Durante as visitas casa a casa, os moradores são orientados a desenvolver, no dia a dia, medidas simples que possam contribuir para eliminação dos criadouros do mosquito. Também são realizadas buscas ativas, como a coleta de larvas para a retirada dos criadouros, aplicação e pulverização nas ruas e
entorno dos imóveis, sem o desequilíbrio ambiental.

No Plano de Prevenção, também constam arrastões de combate nos bairros, que são realizados aos sábados pela secretaria de saúde, em conjunto com diversos setores da Prefeitura, visando intensificar a prevenção. “O trabalho de prevenção não pode parar, e o sucesso das ações promovidas pela prefeitura depende do apoio e envolvimento da população para combater e eliminar os criadouros” finalizou o secretário.


http://mmareservatorios.com.br/produtos

Comentários

Postagens mais visitadas