Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente promovem capacitação para garantia dos serviços públicos



Imagem/Arte: Divulgação / PMI




O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Conselho Tutelar de Ilhabela (gestão 2017-2019), realizará no próximo dia 13, uma capacitação para funcionários de diversas secretarias municipais envolvidas com a questão da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura também participa da promoção do evento, representada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

A capacitação acontece após o lançamento do Plano Municipal contra a Violência e a Exploração Sexual Comercial de Ilhabela, realizado em 18 de maio. Os profissionais atuantes na rede municipal de serviços públicos que devem participar do encontro são colaboradores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Desenvolvimento e Inclusão Social, Educação e Saúde; serão oito horas de capacitação com o profissional especialista na área, Marcelo Nascimento.

Segundo o CMDCA, a ideia é proporcionar uma perspectiva de construção de protocolo de atendimento a ser integrado e comtemplado pelas pastas representadas na capacitação. Isto visando que crianças e adolescentes, com seus direitos violados, possam ser assistidas pelas políticas específicas de proteção.

“O encontro será um passo importante na qualificação do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, que deve ser feita de forma integrada e integral”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Letícia Souto Maior.

Já o prefeito, Márcio Tenório, afirmou que todas as ações do CMDCA firmam a iniciativa do município em proporcionar proteção contra qualquer tipo de violência. “Vamos avançar muito mais, sempre em parceria com o Conselho responsável”, frisou o chefe do Executivo.

Violência contra crianças e adolescentes

De acordo com os dados do Disk 100, ano base 2017, foram notificados no País mais de 84.037 casos de violência contra a criança e o adolescente. Destes, 9.138 foram casos de violência sexual, que ocupa o quarto lugar no ranking de violências.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social de Ilhabela acompanhou, em 2017, 48 casos de violência contra a criança.

Serviço: A capacitação acontecerá no dia 13 de junho, das 8h às 17h, no auditório do Paço Municipal, no Perequê. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cmdca@ilhabela.sp.gov.br , ou pelo telefone (12) 3896-9200, ramal 9563.

Comentários

Postagens mais visitadas