Vereadores cobram vale-transporte para alunos de escolinhas esportivas de Ilhabela



Foto: Mayck Gomes/CMI







O requerimento do vereador Anisio Oliveira (DEM) que solicita informações sobre a possibilidade da Prefeitura disponibilizar vale-transporte aos alunos das escolas esportivas do município entrou na pauta de discussão da sessão Ordinária da última terça-feira (5/6) a pedido do vereador Mateus Pestana (PCdoB). “Uma das promessas que tivemos logo no começo do ano foi que seria disponibilizado o vale-transporte, mas até agora isso não aconteceu. Tenho acompanhado de perto algumas modalidades esportivas e gostaria de apoiar esse requerimento e cobrar junto o Executivo”, declarou Mateus (PCdoB).



O vereador Gabriel Rocha (SD) também discutiu a matéria. “O ano passado fiz um requerimento solicitando não só o vale-transporte como um kit esportivo. Sabemos que a maioria das crianças que frequentam as escolinhas municipais é de baixa renda e muitas vezes vão praticar o esporte sem um calçado adequado. Uma vez que hoje Ilhabela tem uma saúde financeira ótima, nada mais justo do que a gente acolher essas crianças, porque uma criança dentro do esporte será um adulto de caráter no futuro”, destacou.



Na justificativa do requerimento, o vereador Anisio (DEM) relata que foi procurado por pais de crianças que fazem parte das escolas esportivas para expor a dificuldade de deslocamento até os locais de treinos. “Por causa do período de férias, chegada do frio e distância dos locais das escolinhas, muitos alunos estão desistindo de praticar o esporte. Esse vale-transporte vai beneficiar os alunos e tentar trazer o maior número de crianças para as práticas esportivas. Agradeço ao apoio dos vereadores e espero que a gente consiga angariar mais um benefício para os nossos jovens”, completou.



Teste da orelhinha

Outro requerimento do vereador Anisio (DEM) foi colocado em discussão a pedido do vereador Gabriel Rocha (SD), desta vez sobre o ‘Teste da Orelhinha’. O parlamentar questiona a Prefeitura sobre a realização do exame na rede pública e a existência de fila de espera. O Teste da Orelhinha é uma avaliação realizada no bebê ainda recém-nascido, a fim de diagnosticar precocemente a perda da audição.



“Ano passado fiz um requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o audiômetro que existia na Secretaria de Educação. Não fui informado até o presente momento sobre o destino desse aparelho. Parabenizo o vereador por este requerimento, pois o teste é de suma importância. Vamos aguardar a resposta da secretaria pertinente”, cobrou Gabriel (SD).



O autor do requerimento disse ter obtido informação de algumas mães de que o aparelho para o teste está quebrado e fora do Hospital Municipal há uns 40 dias. “Este teste tem que ser feito antes da criança sair da maternidade. Para as questões de saúde pública não podemos ter nenhuma morosidade. É urgente que o aparelho esteja ali para fazer este atendimento”, acrescentou Anisio (DEM).



Banheiros públicos nas praias

A necessidade de banheiros públicos nas praias de maior circulação do arquipélago foi tema de requerimento do vereador Mateus Pestana (PCdoB) colocado em discussão pelo vereador Anisio Oliveira (DEM). “Tem interesse do Executivo em fazer, mas o que está faltando é o que todos nós já cobramos, celeridade e prioridade. É uma propositura interessante, é interesse do governo, desta Casa de Leis, tem orçamento para isso e por que não executam?”, questionou Anisio (DEM).



Considerando o turismo como a principal fonte de economia do município, o vereador Mateus Pestana (PCdoB) enfatizou a necessidade de investimentos em infraestrutura e ações que preservem o Meio Ambiente. “Muitas das vezes temos que custear banheiros químicos, em razão de não termos banheiros públicos, o que contribuiria também para evitar a poluição. Ilhabela é um dos principais destinos turísticos e precisamos pensar nessas questões”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas