Programação da Semana do Lixo Zero trouxe mais cuidado e preservação para Ilhabela





Plantio de mudas nativas na E. E. Dr. Gabriel Ribeiro Dos Santos



A extensa programação da “Semana do Lixo Zero”, realizada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, terminou na última sexta-feira (26), com um processo piloto que conta a instalação de um biodigestor, na E.M. Paulo Renato Costa Souza, no bairro da Barra Velha.

A iniciativa tem a finalidade de reaproveitar os resíduos orgânicos da cozinha do local e a partir deles gerar gás e biofertilizante. No total, 10kg de substâncias poderão ser despejados por dia no equipamento. A ação também integrou as atividades do programa municipal “Verde Azul”.

Ainda no mesmo dia (26), os membros da pasta realizaram plantio de 16 mudas de espécies nativas na E. E. Dr. Gabriel Ribeiro Dos Santos, no Perequê.

Ao longo da semana, o evento também contou com limpeza de cachoeira e córregos, e tenda com educação ambiental e doação de mudas, com o objetivo de estimular o máximo de aproveitamento e correto direcionamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, além de buscar uma conscientização mais ampla dos moradores.

Todas as propostas visaram esclarecer a população sobre os 5R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar.

A pasta, através da Educação Ambiental, também ministrou palestras nas escolas municipais e particulares do arquipélago com os temas “Sustentabilidade” e “Resíduos”, tendo como principal finalidade esclarecer que meio ambiente e saúde andam juntos e que a responsabilidade é de todos.

Ainda no decorrer da Semana, foi realizada nos dias 20 e 21, a “Feira Cidade Sustentável”, no Saco da Capela, com várias exposições e entrega de mudas, onde a Secretaria de Meio Ambiente, junto com as escolas, mostraram suas ações efetivas. A feira integrou a proposta do Plano de Governo, “Cidades Sustentáveis”, do prefeito Márcio Tenório.

Comentários

Postagens mais visitadas