Câmara pede implantação de Unidade Etec na cidade





Acácio Gomes


A Câmara de Ilhabela aprovou por unanimidade de votos o requerimento do vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho (PCdoB), que questiona o Governo do Estado sobre a possibilidade de ser implantada uma Escola Técnica Estadual (Etec) na cidade. “Temos um número muito representativo de jovens sem condições de pagarem um ensino de boa qualidade e bem conceituado”, explicou.


Segundo o parlamentar, nos dias atuais a concorrência no mercado de trabalho é enorme. “Devido a dificuldade de qualificação, muitos jovens optam por trabalhar e então ajudar suas famílias com trabalhos não tão bem remunerados. Já outros optam por ficarem nas ruas roubando e até mesmo usando drogas por falta de qualificação”, ressalta.


Ele finaliza destacando que a Etec, por ser um ensino técnico gratuito, tem uma grade curricular muito ampla. “Isso possibilitaria a oportunidade de muitos jovens deixarem as ruas e as drogas. Com isso, terão um estudo de qualidade e sem custo”.
Atualmente, Ilhabela conta apenas com uma sala descentralizada da Etec de São Sebastião, com curso de administração. Ainda este semestre, deve ser iniciado um curso de hospitalidade.


A promessa de que Ilhabela receberá uma unidade da Etec é antiga, tanto que anúncio foi feito no final do ano passado, quando da visita do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para participar da reunião da Região Metropolitana do Vale na cidade de São Sebastião. Em seu discurso de investimentos para a região, Alckmin anunciou a abertura de várias Etecs, entre elas, em Ilhabela.


Avanços
Em entrevista ao Imprensa Livre, a secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, explicou que as negociações para a construção de uma unidade própria da Etec na cidade avançaram.


“Já temos uma área próxima a Secretaria de Turismo, na Barra Velha, que vai abrigar a unidade. Estão previstas oitos salas, laboratórios e atendimento de pelo menos 360 alunos. Atualmente, os cursos da sala descentralizada são voltados para a administração de pequenas empresas, comércio”, explicou. Lídia disse ainda que, com a unidade pronta, há possibilidade de abertura de novos cursos. “Mas isso depende da pesquisa de campo que é feita pelo Centro Paula Souza, que administra a Etecs”.

Comentários

Postagens mais visitadas