Feira Literária terá espaço reservado a escritores locais em Ilhabela







Os autores de Ilhabela que quiserem expor seus livros na Feira Literária “Caminhos da Leitura” podem entrar em contato com a Biblioteca da Vila pelo telefone: (12) 3896-2555, até o dia 15 de abril. Os escritores locais terão um espaço especialmente reservado a suas publicações no evento que será realizado nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril, na Praça de Eventos e Lazer do Galera, no bairro da Água Branca.


Os próprios autores deverão se responsabilizar pela permanência no stand, exposição e comercialização de seus livros durante o horário do evento, das 9 às 19 horas. Em Ilhabela, a feira é promovida junto à Biblioteca Pública tem a parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).


O evento trará livros a preços populares, oficinas literárias, cinema, contação de histórias, apresentações teatrais, musicais e encontro com autores renomados da literatura nacional e autores locais. A feira contará também com circulação de obras do cinema nacional. O secretário da Cultura de Ilhabela, Oswaldo Nuno Gallo, e a bibliotecária Rosa Maria Alves participaram na última terça-feira (26/2) de um encontro realizado no Museu de Imagem e Som (MIS), em São Paulo, onde foram recebidos pelo diretor executivo do Museu, André Sturm.


Para o secretário Nuno, esta parceria vem de encontro com um dos projetos da secretaria, a 1ª Mostra de Vídeo de Celular, que tem o propósito de estimular a produção de curtas a partir do celular e também com a criação do Cineclube, uma das metas da administração para o setor.


A partir do final deste mês Ilhabela receberá mensalmente uma programação diferente composta por um curta, um longa-metragem e sempre uma atividade complementar, podendo ser um bate-papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta os investimentos no setor. “Abrimos uma biblioteca municipal no sul da ilha e em breve teremos uma grande biblioteca e videoteca na Barra Velha. São ações que integram educação e cultura”.


Oficina de vídeo - As exibições dos filmes ainda serão agendadas, porém, a oficina de vídeo já está com inscrições abertas. Dirigida a maiores de 12 aos e promovida pelo Núcleo Educativo do MIS, a oficina acontecerá no próximo dia 20 de março (quarta-feira), das 14h às 18h, no Centro Cultural e Educacional “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas três bibliotecas, na Vila, no Perequê e na Praia Grande.


Trazendo como referência o curta-metragem “Ilha das Flores”, a oficina propõe a produção de vídeos de curta duração
com telefones celulares a partir de histórias reais ou do imaginário local. A oficina tem como objetivo abordar a proposta de um documentário, ou seja, um tipo de filme onde eventos fictícios são apresentados no formato de documentário, misturando a ficção com a realidade. Mais informações pelo (12) 3896-2555.a biblioteca do programa “Esquenta”, da TV Globo, que carrega um acervo com livros doados por convidados famosos e pela própria apresentadora Regina Casé.


Criado há menos de um ano pela Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o circuito é um programa criado para apoiar as feiras do livro existentes e estimular a criação de novas feiras, principalmente em pequenas e médias cidades, em todas as regiões do país. São eventos que promovem os livros, a literatura e a leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas