Semana da Educação Física é sucesso em Ilhabela



Fotos: PMI

Legenda: O objetivo do evento é mostrar a importância da prática esportiva para crianças e adolescentes.



Jogos, brincadeiras e festival de slackline divertiram e movimentaram os alunos

Educação física é movimento! Por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na semana passada a 5ª edição da Semana da Educação Física. O evento ocorreu em todas as escolas da rede municipal de ensino tendo como tema: “Jogos e brincadeiras, práticas corporais de aventura e brincadeiras cantadas”.

O objetivo da semana foi oferecer formação continuada aos professores de Educação Física por meio de embasamento teórico sobre os temas desenvolvidos, construção coletiva das atividades e laboratório de aplicação pedagógica com os alunos. “A Educação Física, além de contribuir para saúde do indivíduo, é uma ferramenta educadora e integradora, e precisa estar presente na rotina escolar dos nossos alunos, sempre vamos incentivar e fomentar as atividades físicas e de movimentos do corpo” declarou o prefeito Márcio Tenório.

Este ano, o evento contou com alguns diferenciais, como a capacitação para os professores de Educação Física. “Temos colocado como proposta a criação de jogos e brincadeiras embasados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para ampliar o repertório da cultura de movimentos. Quando o professor propõe a construção de atividades, a movimentação e o interesse dos alunos aumenta”, explicou o coordenador de Educação Física, Leonardo Scarpa Zanzini.

Algumas atividades se tornaram o ponto alto do evento. “O slackline tem feito parte das aulas de Educação Física e dos Jogos Estudantis; ele atrai e beneficia nossas crianças, trabalhando muito com a concentração e o equilíbrio, além os divertirem muito”, ressaltou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

O cronograma também contou com brincadeiras cantadas. “Aqui conseguimos unir duas coisas que os alunos gostam: as brincadeiras e a música. A música é muito importante no desenvolvimento das crianças, e podemos inseri-la em muitas atividades. A inclusão foi o que mais se destacou nessa ação, com uma aluna cadeirante participando com alegria e muito entusiasmo”, destacou Zanzini.

Quando indagadas sobre a programação, os alunos demonstraram grande interesse e alegria em participar. “Eu gostei muito desses brinquedos (slackline), brinquei muito, amei!”, disse o estudante da E.M. Professor José Benedito de Moraes, João Vitor Sousa.

Na mesma escola, a aluna Ayla Rebeca de Jesus se se sentiu vitoriosa. “Consegui me equilibrar por bastante tempo; gostei muito”, disse.

Já Maria Eduarda Alves, da E.M. José Antônio Verzegnassi, ensinou a todos a sua técnica de equilíbrio na fita. “É muito divertido, eu gosto muito de me equilibrar, o segredo está na movimentação dos braços, quando o corpo vai para um lado os braços tem que ir para o outro”, finalizou a estudante .

Comentários

Postagens mais visitadas