CAPS de Ilhabela realiza atendimentos na comunidade do Bonete
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) de Ilhabela realizaram uma visita à comunidade do Bonete na última semana, em prol da conscientização sobre o impacto do álcool e drogas na mídia e o efeito desta mensagem na vida dos adolescentes.
As equipes desenvolveram as ações programadas durante dois dias. No primeiro foram realizadas atividades com os alunos do ensino médio no Instituto Bonete, como exibição de filme e intervenção de conscientização e sensibilização sobre o impacto do álcool e drogas na vida dos adolescentes; apresentaram também os sintomas da dependência química, opções de tratamento e a importância do apoio familiar para a proteção.
Já no segundo dia, foram desenvolvidas atividades com as crianças e adolescentes com o intuito de inserir a conversa como ferramenta de proteção para amenizar as dores emocionais; além da capacitação para os profissionais da saúde e educação que trabalham no local.
Os casos que precisavam de atenção imediata foram atendidos individualmente, assim como algumas famílias, que receberam orientações sobre a co-dependência e facilitação.
A equipe ainda aproveitou a Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio (Setembro Amarelo) para informar e educar sobre a prevenção e maneiras de ajudar quem passa por problemas emocionais.
Comentários
Postar um comentário