Ilhabela participa da 1ª Virada Sustentável no Litoral Norte
As Prefeituras de Ilhabela e de São Sebastião participam, entre os dias 6 e 8 de outubro, da primeira edição da Virada Sustentável no Litoral Norte. O evento é uma colaboração entre as prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, um grupo de voluntários e empresas de diversos segmentos agindo a favor da comunidade e a conexão entre as cidades.
O movimento é uma mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Serão apresentados projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais, abordando temas relacionados a resíduos, mobilidade, economia colaborativa e criativa, água, dentre outros. Até o momento já são 68 projetos inscritos e 118 voluntários.
Segundo uma das organizadoras, Tatiana Araújo, a programação deve instigar ações voltadas à sustentabilidade nas cidades. “De forma colaborativa, a programação vai reunir diversos atores da sociedade para pensar em como podemos construir cidades mais justas, igualitárias e sustentáveis”, ressaltou.
Na sexta-feira, 6, a Virada tem seu pontapé inicial com atividades no Instituto Verdescola, em São Sebastião, a partir das 9h30. No dia 7, a programação começa com o debate sobre água e vida marinha. A roda de conversa, que começará às 11h no Circo Burlesco de Ilhabela, já tem como convidados confirmados Aurea Ciotti, Claudio Gonçalves, João Carlos Shimada e Kellen Leite.
No período da tarde, às 14h, no mesmo local, haverá roda de conversa sobre mobilidade com Eduardo Melchert, Renata Falzoni e Theo Uberisch. Já a partir das 17h, o tema a ser discutido será sobre resíduos; Eduardo Melchert, Fernanda Cortez, Marcos José de Abreu e Victor Hugo Argentino debaterão sobre como podemos agir para reduzir os resíduos que produzimos. O Circo Burlesco fica no estacionamento do Shopping Ardhentia, na avenida Princesa Isabel, nº 809, no bairro do Perequê.
O dia 8 também terá agenda cheia na Rua da Praia, em São Sebastião. Às 11h inicia discussão sobre a vida e a sociedade no século 21 com os convidados Bruno Simões, Priscila Siqueira e Sandra Lourenço. Às 14h, Camila Haddad, Nathália Raggi e Xan Paul discutem economia colaborativa. Com início às 17h, a roda de conversa sobre cenários futuros será mediada por Beto Francine, Daniel Young e José Eli da Veiga.
Todas as rodas levantarão discussões sobre sociedade, água, resíduos, mobilidade urbana e economia colaborativa para as duas cidades que compartilham dos mesmos desafios para o desenvolvimento sustentável. Além das rodas, sempre a partir das 9h, haverá programação variada com atrações musicais.
O secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Mauro de Oliveira, destaca que, por meio de realizações como a Virada Sustentável, a cidade cumprirá a agenda dos 17 ideais e 169 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU. “Agregará muito à discussão sobre o desenvolvimento sustentável e às metas. Será um grande evento que temos orgulho em apoiar”, disse.
Para mais informações e atualizações, acesse: https://www.facebook.com/viradasustentavelsaosebastiaoilhabela.
Confira a programação completa:
06/10 – Sexta-feira
Evento: Atividades de abertura
Horário: A partir das 9h30
Local: Instituto Verdescola, rua Marginal Bacuris, nº 44, Praia Barra do Sahy, São Sebastião
07/10 – Sábado
Evento: Roda de conversa – Água e vida marinha
Horário: 11h
Local: Circo Burlesco, avenida Princesa Isabel, nº 809, Perequê, Ilhabela
Evento: Roda de conversa – Mobilidade
Horário: 14h
Local: Circo Burlesco, avenida Princesa Isabel, nº 809, Perequê, Ilhabela
Evento: Roda de conversa – Resíduos
Horário: 17h
Local: Circo Burlesco, avenida Princesa Isabel, nº 809, Perequê, Ilhabela
08/10 – Domingo
Evento: Roda de conversa – Vida e sociedade no século 21
Horário: 11h
Local: Rua da Praia, São Sebastião
Evento: Roda de conversa – Economia colaborativa
Horário: 14h
Local: Rua da Praia, São Sebastião
Evento: Roda de conversa – Cenários futuros
Horário: 17h
Local: Rua da Praia, São Sebastião
Comentários
Postar um comentário