Abertura oficial da Semana do Bebê de Ilhabela acontece na próxima segunda-feira






Programação intensa terá palestras, exposições, debate, dança materna e muito mais



A infância deve receber cuidados desde o ventre materno, por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, visando atender os cuidados com a primeira infância, realizará na próxima segunda-feira (21), às 9h, no auditório do Paço Municipal, a abertura oficial da 2ª Semana do Bebê e do Brincar.

O evento prioriza uma atenção especial voltada à esta faixa etária, seguindo os parâmetros do projeto “Primeiríssima Infância” do Governo do Estado de São Paulo. O principal objetivo do programa é para que os municípios criem ações que apontem a importância do papel de toda a sociedade no desenvolvimento da criança com faixa etária de 0 a 3 anos, proporcionando à elas o acolhimento que merecem.

Segundo estudos apontados pelo programa, a forma como a população age nos dias de hoje com os pequenos, interfere futuramente na vida deles. “Esta é a segunda edição da Semana do Bebê e do Brincar. Nossa Administração tem um olhar especial para a primeira infância; realizamos ações para o acolhimento da criança desde a gestação. Temos, por exemplo, o projeto “Minha Mãe e Eu”, no qual oferecemos aulas de Dança Materna e yoga para gestantes e para mães com bebês de até seis meses, além do grupo de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A articuladora do programa “Primeiríssima Infância” no arquipélago, Lara Passos, trabalha junto aos membros do Comitê da Primeiríssima Infância, empenhada em despertar no Poder Público e na sociedade civil, um olhar mais atento à essa fase. “Queremos evidenciar a importância da ampliação das políticas públicas para a primeira infância no município”, explicou Lara.

A programação da abertura conta com percurso musical com o Grupo Sementeiros, exposição fotográfica e palestra com Alexandre Coimbra. Durante a “Semana do Bebê”, que segue até sexta-feira (25), em locais como Postos de Saúde, APAE, Associação Barreiros e escolas de ensino infantil. Há uma intensa programação que inclui apresentações musicais, debate sobre o “Marco Legal”, oficinas diversas, shantala, dança materna, exposição de fotos, rodas de conversa, teatro de fantoches, confecção de brinquedos, palestras, entre outros.

A “Semana do Bebê” é uma iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, uma estratégia de mobilização social apoiada pela Unicef.



Confira as principais atrações

Dia 21 – Segunda-feira (Auditório do Paço Municipal)

9h – Abertura oficial da Semana do Bebê e do Brincar

Palestra “Responsabilidade do município pela primeira infância” – com doutor Alexandre Coimbra.

Dança Materna

Exposição de Fotografias

16h – Debate sobre o “Marco Legal” – Câmara Municipal



Dia 25 – Sexta-feira (Biblioteca da Barra Velha)

14h – Palestra “Sensibilização de profissionais para diagnóstico precoce de problemas relacionados ao vínculo”

19h – Abertura da exposição “Vínculo” – Centro Cultural da Vila

Comentários

Postagens mais visitadas