Prefeitura de Ilhabela anuncia licença maternidade de seis meses na abertura da Semana do Bebê e do Brincar






Também foi anunciada a entrega dos uniformes de inverno e investimentos em espaços lúdicos nas UBS’s



Músicas, danças, exposição de fotos e palestra marcaram a abertura oficial da Semana do Bebê e do Brincar de Ilhabela. Durante a cerimônia foram anunciadas a ampliação da licença maternidade, a entrega dos uniformes de inverno para os alunos da rede municipal de ensino, marcada para começar nesta quarta-feira (23), e investimentos na criação de espaços lúdicos nas UBS’s da cidade.

Esta é a 2ª edição da Semana que tem como objetivo chamar a atenção do Poder Público e da sociedade civil para a importância dos cuidados e atenção com crianças de 0 a 3 anos. O município conta hoje com o Comitê da Primeiríssima Infância, um grupo formado por diversas pessoas que buscam ações que beneficiem essa faixa etária.

O acolhimento da criança, desde a gestação, é muito importante para o seu desenvolvimento, pois estudos comprovam que tudo o que ela vivencia hoje, será reflexo de seu comportamento na fase adulta. “Faremos sempre o melhor para as crianças de Ilhabela; elas merecem toda a atenção da nossa Administração e vamos investir cada vez mais em saúde e educação para que os pequenos sejam sempre beneficiados”, declarou o prefeito de Márcio Tenório.

O arquipélago desenvolve diversas ações para que este acolhimento seja efetivo, um exemplo disso é o projeto “Minha Mãe e Eu”, onde são oferecidas aulas de dança materna e yoga para gestantes e para mães com bebês de até seis meses, além do grupo de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde. “Em breve mais um importante beneficio será concedido às mães do funcionalismo público ilhéu, a ampliação de quatro para seis meses de licença maternidade. A iniciativa será contemplada no Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que dentro de pouco tempo será encaminhado à Câmara para apreciação”, disse Tenório, ovacionado pelo público presente.

Segundo Anna Chiesa, da Fundação Maria Cecília Solto Vidigal, Ilhabela é um dos 41 municípios que integram o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. “É muito bom chegar aqui e sentir a energia da mobilização e integração das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, em benefício à essas crianças, fortalecendo o brincar e trabalhando o lúdico e o acolhimento”, destacou.

A “Semana do Bebê” é uma iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que cria estratégias de mobilização social apoiada pela Unicef. “Agradecemos todo o apoio e a confiança no Comitê, para que tudo isso pudesse acontecer hoje. Teremos uma semana intensa com inúmeras atividades para chamar a atenção de toda a população visando o futuro das crianças pequenas”, finalizou Lara Passos, articuladora do programa no município.

A programação da abertura contou com percurso musical com o Grupo Sementeiros, exposição fotográfica e palestra com Alexandre Coimbra. Durante a “Semana do Bebê”, que segue até sexta-feira (25), em locais como Postos de Saúde, APAE, Associação Barreiros e escolas de ensino infantil. Há uma intensa programação que inclui apresentações musicais, debate sobre o “Marco Legal”, oficinas diversas, shantala, dança materna, exposição de fotos, rodas de conversa, teatro de fantoches, confecção de brinquedos, palestras, entre outros.

A solenidade contou com a participação dos secretários Luiz Lobo (Planejamento e Gestão Estratégica); Yeda Lopes (Educação), Nuno Gallo (Cultura), e Thiago Corrêa (Gestão Financeira), além do secretário adjunto de Saúde Gustavo Barboni. Os vereadores Gabriel Rocha e Mateus Pestana; a representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Anna Chiesa; a diretora regional de saúde do Estado de São Paulo, Denise Mendes; a diretora da APAE de Ilhabela, Deyse Moreira Lima; funcionários das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social; diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino; sociedade civil e colaboradores também prestigiaram a abertura oficial da Semana.

Comentários

Postagens mais visitadas