Congada da Festa de São Benedito segue sendo considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais de Ilhabela




A festa de São Benedito é uma manifestação religiosa realizada em Ilhabela há centenas de anos, herança trazida ao arquipélago por escravos africanos que aqui aportavam durante o período colonial. A Congada da Festa de São Benedito mantém preservadas suas caraterísticas principais reunindo os festejos beneditinos na Igreja Matriz, na Congada, na condução e levantamento do Mastro e na Ucharia, de forma independente, porém, em coexistência.

Não há relatos precisos sobre a data das primeiras manifestações da Congada em Ilhabela. Registros documentais apontam que, pelo menos, desde 1794 tal festividade já era realizada de forma oficial na região. A Festa de São Benedito sempre ocorre no terceiro final de semana do mês de maio e é considerada uma grande manifestação de devoção e fé a São Benedito, bem como momento de agradecimento pelas graças alcançadas.

Na Festa de São Benedito uma das primeiras homenagens para o santo promove o levantamento do Mastro, marcando o início da festa. O Mastro é carregado pelos fiéis pelas ruas da Vila antes de ser fixado em local onde permanece durante todos os dias de comemoração.

A manifestação da Congada baseia-se em enredo no qual pai e filho disputam o direito de louvar São Benedito. Ao som de atabaques e marimbas, a apresentação da Congada reúne falas, danças, cantos, e narra a desavença entre dois grupos: os fidalgos do Rei de Congo, que é o pai; e o exército do Embaixador de Luanda, que é o filho. Os fidalgos do Rei são chamados também de “Congos de Cima”, vestem-se de azul e são considerados “cristãos”. Já os integrantes do exército do Embaixador podem ser chamados de “Congos de Baixo”, usam vermelho e rosa e são considerados “pagãos”.

As danças são divididas em três “bailes”, que misturam dança, encenação e diversas recitações.

O 1º baile também conhecido como “Roldão” ou “Macambá” narra a cantiga dos Congos do Embaixador quando inicia a guerra, incentivados pelo desejo de louvar a São Benedito. O 2º baile também é denominado “Alvoroço”, “Jardim das Flores” ou “Grande Baile”, por ser o momento em que acontece guerra entre os grupos. O exército do Embaixador faz evoluções provocativas aos Fidalgos do Rei, que contam com a ajuda de um Secretário e de um Príncipe para fazerem a sua escolta. Já o 3º baile conhecido como “São Matheus” é marcado pela prisão do Embaixador que por duas vezes tenta chegar perto do Rei. A partir das investidas que não deram certo, o Secretário e o Príncipe do Rei vão falar com o Embaixador, enquanto os Congos de Baixo gritam: “Guerra! Guerra!”. Um dos guias conta ao Secretário que o Embaixador é filho do Rei. Posteriormente, os Caciques, tanto do Rei quanto do Embaixador negociam a entrada do exército de Luanda no Reino de Congo. Após o Embaixador entrar no Reino de Congo, o Rei o aceita como seu filho, lhe dá a bênção em língua africana Bantu e todos os Congos celebram São Benedito em paz.

Durante os dois dias de baile, é servida a Ucharia de São Benedito, responsável por alimentar os congueiros, seus familiares e a comunidade durante os dias da festa. As doações são arrecadadas pelos devotos.

Além da Congada da Festa de São Benedito também ocorre a XVIII edição da Semana da Cultura Caiçara com quermesse, shows musicais, esquetes teatrais, exposições e muito mais. A XVIII Semana da Cultura Caiçara é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com o apoio da Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela, da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso.



Confira a programação completa da Congada da Festa de São Benedito e da XVIII Semana da Cultura Caiçara:

Dia 18 – Sexta-feira

15h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h

17h – Levantamento do Mastro de São Benedito / Distribuição de bolo e concertada – em frente à Igreja Matriz

19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião

21h – Tin Mazzo e Banda



Dia 19 – Sábado

8h30 – Meia Lua / Procissão de São Benedito – Ruas da Vila

10h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

10h, 15h e 18h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h

12h30 – Ucharia de São Benedito – Igreja Matriz

14h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião

21h – Beto Franco e Banda

22h – Almir Sater



Dia 20 – Domingo

6h – Alvorada Festiva

8h30 – Meia Lua / Procissão de São Benedito e Missa dos Congos – Igreja Matriz

10h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

10h, 15h e 18h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h

12h30 – Ucharia de São Benedito – Igreja Matriz

14h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

18h – Procissão e Missa de São Benedito – Igreja Matriz

19h – Quermesse e shows musicais – Praça Coronel Julião

21h – Felipe Bianchi e Trio

22h – Grupo Paranga

Comentários

Postagens mais visitadas