Ilhabela forma primeira turma de curso POP para pescadores









Fotos: Divulgação / PMI






Por meio de chamamento público, o Instituto Anima e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social vêm trabalhando com as Comunidades Tradicionais de Ilhabela, buscando meios para promover a inclusão produtiva e a diminuição de vulnerabilidades.



No final do ano passado, a equipe técnica do Anima identificou que toda proposta já existente para fortalecimento da atividade pesqueira dependia de documentação correta deste segmento junto a órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Tendo em vista a comercialização do pescado local para a merenda escolar, buscou-se informações sobre os pré-requisitos para essa ação acontecer.



Um dos documentos necessários é a regulamentação do profissional junto a Marinha por meio do curso de carteira POP, que autoriza o pescador a trafegar pelo mar.



Firmando uma parceria entre a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Marinha e Anima, conseguiu-se autorização para execução de três cursos, sendo cada um de 11 dias.



Já no início do ano, o Anima visitou 12 comunidades informando sobre a proposta e sua finalidade: obter o DAP (Documento de Aptidão para Produtor). Esse documento autoriza a comercialização do pescado. Para isso, são necessários vários documentos entre eles, carteira de pescador, nota do produtor e carteira POP.



Das atividades nas comunidades formou-se uma lista com 130 pescadores interessados na obtenção da carteira POP. Seguiu-se uma série de reuniões entre o Anima e a Marinha e, quando finalizado os trâmites legais, os cursos foram autorizados pela Marinha do Rio de Janeiro.



Em maio, a primeira turma de pescadores composta de representantes de várias comunidades participou da prova eliminatória de natação e das aulas teóricas e práticas que compõem o currículo. No último dia 3, 29 pescadores fizeram a avaliação final – prova escrita, e obtiveram nota que os aprovou. O curso também contou com a parceria das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação.



Em clima de festa e amizade, já está sendo combinado o encontro de formatura, ocasião na qual serão entregues as carteiras POP.



Mas o projeto não se encerra aqui, de acordo com os organizadores. Além de mais duas turmas que acontecerão no segundo semestre, o Anima está trazendo um contador especializado para orientar os pescadores em relação a emissão da nota do produtor, recurso necessário atualmente para comercialização do pescado no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas