Encontro sobre Projeto Integra é realizado pela Prefeitura de Ilhabela



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante todo o dia de hoje, 19, um encontro com órgãos públicos em diversas escalas para debater sobre o Projeto Integra, no auditório do Paço Municipal, no Perequê.



Apresentando a carteira de serviços da Atenção Primária da saúde no município, o encontro teve o objetivo de promover a integração entre as secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade e órgãos colegiados representantes da sociedade (como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB –, Ministério Público e Poderes Judiciário e Legislativo) na apresentação de propostas para o processo de construção do Sistema Único de Saúde no arquipélago, visando o fortalecimento das estratégias intersetoriais de intervenção, buscando melhor qualidade de vida e saúde para a população.



A mesa de autoridades do evento foi composta pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório; pelos secretários Marco Antônio Gênova, Saúde; Nilce Signorini, Desenvolvimento e Inclusão Social e Yeda Lopes, Educação; pela psicopedagoga sanitarista Denise Mendes, articuladora do Departamento Regional de Saúde de Taubaté, na ocasião representando a Secretaria de Estado da Saúde; Márcio Lima, diretor do Departamento Regional de Assistência e Desenvolvimento Social; Elaine de Cássia Pereira, coordenadora do programa Criança Feliz e Márcio Nakassone, coordenador da Atenção Básica de Saúde de Ilhabela.



Segundo o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, o encontro é importante porque a integralidade é uma das doutrinas do Sistema Único de Saúde, tema este, abordado na ocasião. “Integrar o Governo a partir de um plano de trabalho de unificação das secretarias não é fácil e vai além dos discursos propriamente ditos, visto que a integração faz parte da desconstrução de um processo cultural utilizado. Para a implantação de um novo processo, são necessários encontros como este. O Projeto Integrado exige que todos nós caminhemos na mesma direção para chegarmos ao objetivo, que é aumentar a qualidade de vida do cidadão. O projeto vai ainda contra vaidades e interesses próprios para que os diferentes setores da Prefeitura possam oferecer atendimentos e serviços de qualidade”, disse o secretário.



Já o prefeito Márcio Tenório, destacou em seu discurso que o projeto que a Secretaria de Saúde passará a desenvolver oferece à população, de forma integrada com as Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e Educação, atenção especial aos moradores. “A atuação tem que ser feita em conjunto com as demais secretarias da municipalidade para oferecer melhores condições para o diagnóstico das principais necessidades da população. Como já foi discutido, buscamos caminhos que consideramos o ideal, que auxiliam a aplicação correta do dinheiro público”, concluiu.

Após os pronunciamentos oficiais, que também contou com a fala das secretárias de Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, Yeda Lopes e Nilce Signorini, respectivamente, além do vereador Gabriel Rocha, aconteceram palestras sobre os temas abordados com funcionários da Prefeitura e representantes de órgãos legítimos.



Também participaram do evento o vereador Cleison Ataulo Gomes (Cleison Guarubela) e o suplente de vereador Mateus de Oliveira Pestana (Mateus Pestana Dicley), que tomará posse hoje, 19, na Câmara Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas