Prefeitura de Ilhabela prepara programação para campanha do Outubro Rosa









A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, prepara a programação para a campanha do Outubro Rosa, em prol da conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de mama.



A campanha tem como objetivo atender o maior número de mulheres com ações em escolas, Unidades Básicas de Saúde, entre outras atividades, para conscientizar sobre a atenção e a importância de receber um diagnóstico precoce do câncer de mama, considerando seu impacto na vida de quem passa pela doença.



“É um movimento internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, é o momento certo para intensificarmos as ações que realizamos durante o ano em Ilhabela, reforçando os cuidados que elas devem ter permanentemente com exames preventivos”, destaca o secretário da pasta, Marco Antônio Gênova.



Durante a ação a secretaria pretende ampliar a busca de mulheres entre 40 e 69 anos, sobretudo as que nunca realizaram esse exame ou não fazem há dois anos; orientar a prática de fazer o auto-exame das mamas e oferecer o exame; formar grupos para orientações sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais; aumentar o número de solicitações de mamografia e garantir a realização no menor tempo possível.



No ano passado a campanha alcançou cerca de 1,2 mil mulheres no município. Foram realizadas palestras em igrejas, escolas estaduais e municipais, e no Yacht Club, além das ações executadas nas unidades básicas de saúde.



“Cada ano vem aumentando a adesão a esse movimento que quer chamar atenção, diretamente, para a importância do diagnóstico precoce. O importante é, na realidade, focar nesse assunto sério, nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro”, destaca o prefeito Márcio Tenório.



A cidade realiza ações em prol do outubro rosa desde 2014, com atividades voltadas para a população feminina através da conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama; além de promover a prevenção do câncer do colo do útero e orientar sobre os métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis durante a campanha.



A programação da campanha Outubro Rosa será divulgada em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas