São Sebastião e Ilhabela abrem edital para interessados em colaborar com a Virada Sustentável, que será promovida conjuntamente pelas duas cidades em outubro





São Sebastião e Ilhabela abrem edital para interessados em colaborar com a Virada Sustentável, que será promovida conjuntamente pelas duas cidades em outubro



No dias 6, 7 e 8 de outubro, as cidades de São Sebastião e Ilhabela promovem conjuntamente sua versão da Virada Sustentável, festival de arte e cultura em prol da sustentabilidade que se espalhou de São Paulo para diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus e Valinhos. Os editais para a participação de artistas, ONGs, coletivos culturais, escolas e órgãos públicos, além de voluntários e colaboradores, estão abertos no site www.viradasustentavel.org.br até o próximo dia 11 de agosto. As prefeituras municipais de São Sebastião e Ilhabela já garantiram apoio ao evento, que está sendo incluído no calendário turístico oficial das duas cidades.



A programação começa às 21h da sexta-feira, 6 de outubro, com shows musicais em Ilhabela, durante os quais a programação de atividades dos dias seguintes será divulgada junto ao público. No sábado, dia 7, das 14 às 20h, acontecem em Ilhabela 3 rodas de conversa sobre temas relevantes para a o desenvolvimento sustentável da região (ver mais detalhes abaixo). Ao mesmo tempo, as atrações culturais e ações inscritas no edital online completam a programação nas duas cidades.



Na noite de sábado, às 21h, é a vez de São Sebastião receber shows musicais, durante os quais será divulgada a programação do dia seguinte. No domingo dia 7, das 14 às 20h, São Sebastião abriga mais 3 rodas de conversa, enquanto outras as atrações inscritas no edital online completam o evento nas duas cidades. A programação completa será divulgada após o encerramento do edital, a partir de 11 de agosto.



Por que as duas cidades estão realizando um único evento?



Os municípios de São Sebastião e Ilhabela compartilham os mesmos desafios para seu desenvolvimento sustentável, como a polêmica expansão do porto e as receitas que recebem do petróleo, assim como suas maiores riquezas naturais. Por uma incrível coincidência, as cidades vizinhas têm praias e florestas exatamente na mesma proporção - cerca de 27 mil hectares de parques estaduais e 36 praias em cada uma das cidades. Motivos mais do que suficientes para organizar juntas sua versão da Virada Sustentável.



Os temas chave para o desenvolvimento sustentável da nossa região



A Virada Sustentável será uma oportunidade para conectar as duas cidades num evento único de mobilização social em prol da sustentabilidade. Foram escolhidos assuntos relevantes da sociedade atual, especialmente na região do Litoral Norte, que paralelamente aos eventos da programação artística, serão debatidos em rodas de conversa nas duas cidades. Os temas que serão abordados são:

resíduos,
mobilidade,
economia colaborativa e criativa,
água,
cenários futuros e vida e sociedade no século 21.



A Virada apresenta uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. Sua concepção é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas