EDIÇÃO 2017 DO FESTIVAL DO CAMARÃO DE ILHABELA BATE de RECORDE PÚBLICO E FATURAMENTO




Com 18 mil visitantes, festival entra para calendário nacional de festivais gastronômicos

Os finais de semana de agosto da cidade de Ilhabela foram agitados pela 22ª edição do Festival do Camarão, que teve a participação de 49 restaurantes da cidade. A edição de 2017 bateu recorde no número de público e casas participantes e faturamento; foram mais de 18 mil pessoas que circularam Arena Gastronômica, montada nos dois últimos finais de semana na Vila, centro histórico. Além disso, a ocupação dos hotéis e pousadas da ilha foi de 70%, ótimo para um mês de inverno e baixa temporada.

Com realização da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e curadoria de Daniela Filomeno, da revista eletrônica Viagem & Gastronomia, o festival mostra sua força e potencial para crescer e receber mais visitantes em 2018. “Festivais gastronômicos promovem a democratização da gastronomia e disseminação dos ingredientes locais. Isso aumenta não só o movimento durante do evento, mas deixa um legado à cidade”, comenta Daniela Filomeno, curadora do evento e editora chefe do Viagem & Gastronomia.

Na avaliação de Wilson Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, o Festival foi um sucesso e cumpriu o seu papel de movimentar o comercio da ilha e divulgar a gastronomia local. “Ampliamos a área da Arena Gastronômica, com mil pessoas sentadas, além de uma programação completa com shows musicais e atividades gastronômicas, para toda a família”, afirmou o presidente. E ainda completa “mais de 18 mil pessoas estiveram na Arena, que registrou 30% de crescimento do faturamento, em relação ao ano passado”. A parceria com a prefeitura de Ilhabela, por meio do prefeito Márcio Tenório; com a Secretária de Turismo, comandada por Ricardo Fazzini; e o trabalho da equipe da Associação Comercial possibilitaram a realização do 22º Festival do Camarão de Ilhabela.

“O Festival do Camarão está consolidado como um festival que promove a mobilização dos envolvidos e recursos com o objetivo único em integrar o mundo dos sabores, além de gerar novos negócios e movimentar a economia da cidade em um período em que a Ilha não recebe tantos turistas”, comenta o prefeito Márcio Tenório.

Para Ricardo Fazzini, secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, “o Festival é de suma importância para que os moradores locais se sentirem motivados a mostrar o melhor do seu trabalho e automaticamente melhoram sua renda per capita, um incentivo para já se preparem para o próximo ano”.

Com menus exclusivos para o Festival do Camarão, o evento mostra aos turistas que, além dos encantos naturais da cidade, Ilhabela também é um reduto da boa gastronomia, com um bom mix da cozinha caiçara com toques inovadores e saborosos. A Arena Gastronômica promoveu a cultura, através de shows e aulas com renomados chefs, como Bel Coelho, Leo Young e Dalton Rangel.

Comentários

Postagens mais visitadas