Ilhabela expande Programa Bolsa Atleta




A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, ampliou o número de contemplados no Programa Bolsa Atleta, que visa beneficiar competidores de alto rendimento e oferecer oportunidade aos esportistas do arquipélago nas modalidades individual ou em dupla.

Além disso, os beneficiados tem a oportunidade de participar de competições em nível estadual, nacional e até internacional, elevando o esporte local. No último dia 18, a Comissão Municipal de Esportes - constituída pelo Decreto n.º 6.493/2017 – informou os pedidos de bolsas aprovados conforme critérios previstos na Lei Municipal n.º 1.197/2017.

A classificação das solicitações foi feita com base no plano esportivo anual do atleta e na sua representatividade em competições no âmbito mundial, nacional, estadual e municipal.

Com a mudança na lei, foram contemplados 23 atletas, nas modalidades de Taekwondo, Downhill, Muay Thai, Jiu-Jitsu, Stand up Paddle, Iatismo, Atletismo, Vôlei de Praia, Natação e Surfe.

De acordo com o prefeito Márcio Tenório, Ilhabela possui um “celeiro de esportistas”. Por isso, a gestão municipal quer incentivar os atletas locais a levarem o nome da cidade para competições de alto nível técnico. “Mais uma vez estamos cumprindo com os compromissos assumidos na proposta de governo. O esporte transforma vidas e a Prefeitura será parceira desses atletas que vivem na nossa terra”, disse.

Para o secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, Beto de Mazinho, o programa valoriza e descomplica a vida dos beneficiados. Segundo informou, aproximadamente 50 atletas devem ser contemplados no próximo ano. “O governo aperfeiçoou o Programa Bolsa Atleta a fim de facilitar a vida dos competidores. Com a nova lei, a prestação de contas não ocorrerá por meio de apresentação de notas fiscais, método muito trabalhoso e burocrático para o esportista. Agora, esse processo será realizado por meio da comprovação de participação do atleta em campeonatos e treinamentos, com a apresentação de sumulas, fotos ou qualquer outro documento que comprove sua participação, obedecendo ao seu plano esportivo apresentado em processo”, afirmou.



Critérios: Para conquistar o benefício, o atleta tem que ter participado de competições no ano anterior àquele em que está pleiteando a bolsa, tendo obtido boa classificação no ranking da respectiva modalidade, ou seja, até a 12ª colocação no âmbito mundial, 8ª colocação em âmbito nacional, 5ª colocação em âmbito estadual e 3ª em âmbito municipal.

O benefício é concedido a atletas com a idade mínima de 12 anos. A bolsa para esportistas de rendimento não profissional foi concedida na seguinte ordem de preferência de modalidades: Olímpica e Paraolímpica; Pan-americana e Parapan-Americana; náuticas ou aquáticas; artes marciais e radicais.

O Programa Bolsa Atleta é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

A Lei da Bolsa Atleta pode ser consultada no site oficial da Câmara Municipal (www.camarailhabela.sp.gov.br) e no site da Prefeitura de Ilhabela (www.ilhabela.sp.gov.br).

Comentários

Postagens mais visitadas