Campanha contra Febre Amarela encerra nesta sexta-feira






Prefeitura realiza ações para atingir a meta de vacinação



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e divisão de Vigilância Epidemiológica, intensifica ações para cumprir meta da campanha de vacinação contra a Febre Amarela, que encerra nesta sexta-feira (16), em todo o Estado de São Paulo.

Entre as ações de estratégia de vacina há uma equipe volante que percorre lugares de grande circulação de pessoas, abordando todos os passantes e orientando sobre a importância da vacina. “Hoje a equipe está na Avenida Princesa Isabel, em frente à Prefeitura até 16h”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O vírus da Febre Amarela já levou a óbito cerca de 115 pessoas em todo o Estado, segundo informa o último boletim divulgado em 12 de março pela Secretaria Estadual de Saúde. “Os casos mais graves da doença levam o infectado a óbito. A forma mais eficaz de prevenir a doença é tomando a vacina. Em caso de viagens marcadas para áreas consideradas de risco, deve-se tomar a vacina pelo menos 10 dias antes de viajar”, explicou o secretário de Saúde Marco Antônio Genôva.

O Litoral Norte ainda não registrou casos suspeitos ou confirmados da doença, mas já foi atestada no Vale do Paraíba, muito próxima a região. Em Ilhabela já foram vacinadas 17,5 mil pessoas, ou seja, 68% da meta, num total de 26 mil vacinados.“Quem tiver dúvidas sobre tomar ou não a dose, pode procurar as UBS’s, pois os profissionais de saúde estão capacitados para tirar todas as dúvidas”, explicou Gênova.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes contaminados com a doença, e é de alta gravidade.



Sintomas – Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a Febre Amarela.

Comentários

Postagens mais visitadas