Prefeitura de Ilhabela realiza curso de papel de fibras de plantas, bambu e fibras da bananeira






Moradores das comunidades tradicionais são o público alvo



A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, promoveu na semana passada, um Curso de Papel em Fibra de Bananeira, realizado na Casa do Caiçara, para moradores das comunidades tradicionais.

A empresa Papel do Quintal, de São Sebastião, levou toda metodologia e o passo a passo para a fabricação do papel em fibras de plantas diversas e de bananeira. O material será utilizado para incrementar a produção de luminárias em bambu, desenvolvido pela comunidade da Ilha da Vitória, além de possibilitar uma nova fonte de renda para a população, com a fabricação de capas de agendas, cadernos, convites, cartões, folhetos, pinturas, gravuras, esculturas, trabalhos escolares e artesanatos em geral.

“Procuramos sempre criar novas fontes de renda para a população, levando técnicas e novas possibilidades da criação de produtos que possam ser comercializados e promovendo novas perspectivas para aqueles que trabalham com o artesanato local”, ressalta a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini.

O prefeito Márcio Tenório falou sobre o sua satisfação ao ver as comunidades se apropriando de novos conhecimentos, os quais somam aos saberes locais. “A cultura caiçara é rica, e a nossa terra fornece materiais, que, se trabalhados com carinho e dedicação, viram produtos comerciais agregadores à renda familiar”, declarou Tenório.

Comentários

Postagens mais visitadas