Ilhabela participa do encerramento do “Verão no Clima 2018” na Secretaria Estadual do Meio Ambiente





A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou na semana passada do encerramento do projeto “Verão no Clima 2018”, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em São Paulo. O projeto foi encerrado em Ilhabela com 20 mil abordagens a moradores, turistas e veranistas sobre conscientização e educação ambiental de 4 de janeiro a 14 de fevereiro.

O grande objetivo do “Verão no Clima” foi conscientizar e esclarecer tudo sobre hábitos corretos de descarte e redução de resíduos, principalmente pelo município ser um arquipélago com riquezas naturais, fauna e flora abundantes. “Foram 27 dias de trabalho intenso, com 22 agentes divididos em duas equipes, uma fixa (Praia do Perequê) e outra volante, que percorreu diversas praias do arquipélago, ensinando a todos sobre o descarte correto e a importância da responsabilidade de cada um sobre a preservação do nosso meio ambiente”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Na ocasião, os representantes da prefeitura, Estevão Fenz e Antônio Cícero Morais, receberam certificados de reconhecimento de contribuição à preservação ambiental e à biodiversidade marinha. Também foi lançado durante o encerramento do projeto o programa “Papo Sustentável”, com transmissão ao vivo pela internet.

O “Verão no Clima” foi criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Fundação Florestal, e contou com a parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais (ONG’s).



Papo Sustentável

O programa mensal “Papo Sustentável”, lançado após o encerramento do evento do “Verão no Clima”, transmitido ao vivo pela internet, trouxe o tema “resíduos”. Para falar sobre o assunto, foram convidados especialistas do Sistema Ambiental Paulista – Cetesb, Fundação Florestal, SMA -, que explanaram sobre o lixo nos oceanos e consequências na saúde dos animais marinhos e do homem e, ainda, sobre a importância da preservação da Zona Costeira Paulista.

Participaram também representantes de entidades ligadas a gestão ambiental, representantes da sociedade civil, participantes do projeto, secretários municipais de Meio Ambiente, além do secretário estadual Maurício Brusadin, que ressaltou o protagonismo do Estado de São Paulo na proteção de áreas de relevância ambiental, com o aumento do número de unidades de conservação.

Comentários

Postagens mais visitadas