Ilhabela lança projeto de educação no trânsito para alunos da rede municipal de ensino


Projeto Editrans visa conscientizar as crianças sobre trânsito seguro

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, Departamento Especial de Segurança Pública e Divisão de Trânsito, lançou na semana passada um novo projeto de educação no trânsito para alunos da rede municipal de ensino, o Editrans (Educando Ilhabela para um Trânsito Seguro).

O projeto é uma parceria com a Secretaria de Educação, que permitiu que a proposta fosse incluída na grade curricular, do ensino fundamental, de forma que todos os estudantes sejam atendidos pelos instrutores do departamento de trânsito e assim adquiram informações suficientes para se tornarem cidadãos responsáveis nessa esfera, quer como motoristas, ciclistas ou até mesmo pedestres. “As crianças são uma importante fonte de informação que disseminam a mensagem para sua família e amigos”, declarou o diretor de Trânsito, Leonardo Pinho.

As primeiras escolas a participarem da iniciativa foram as EMs Professora Maria Thereza F. Vidal e Natã Hugo, ambas do bairro do São Pedro, região sul do arquipélago. “O conteúdo do projeto inclui: circuito com bicicletas, placas de sinalização, regras, palestras e jogos, tudo de forma lúdica para que os alunos consigam absorver o conteúdo programático com facilidade”, disse o diretor Especial de Segurança Pública Reginaldo Pereira.

Para o prefeito Márcio Tenório, o projeto é inovador. “As crianças aprendem com a vivência, por isso o circuito é tão importante neste processo; é algo que prende a atenção e com isso temos certeza de que as informações serão absorvidas e passadas adiante. Formaremos cidadãos conscientes no trânsito, que respeitam uns aos outros, sendo motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres”, finalizou Tenório.

O conteúdo programático é ministrado pelos agentes da divisão de Trânsito: Alexandre Dória, Alexandre Ramos e Sidnei da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas